Produção de um currículo
democrático, caminho para um novo modelo educacional.
Edevaldo
Braz Nunes
O
modelo de educação brasileiro sempre foi baseado no tradicionalismo e voltado
para atender, principalmente o sistema econômico. No entanto, em pleno mundo
contemporâneo a renovação desses sistema se faz necessário a construção de um
currículo inovador e uma didática participativa é o caminho para construção de
um novo sistema educacional que torne a escola vista com novos olhares, ou
seja, um ambiente mais atrativo onde a realidade do aluno seja respeitada e as
comunidade escolar também possa participar desse nova transformação da
educação.
Palavras
Chaves: Currículo, Interdisciplinaridade e Comprometimento.
01
- Introdução.
O processo de ensino e aprendizagem brasileiro
necessita de uma renovação em seu currículo, pois os métodos tradicionais
aplicados em decorrência da dinâmica cultural brasileira não surtem mais frutos
diante das mudanças contemporânea do mundo capitalista. Temos uma sociedade envolvida
com as tecnologias da informação e comunicação que vai além do espaço escolar,
onde as informação circulam de forma mais rápida e o modelo de educação
tradicional brasileira não desperta a atenção de seu público-alvo.
Embora, exista uma resistência na
mudança algumas instituições já demonstraram que a inovação é possível e os
resultados aparecem ao passo que os desafios são enfrentados sem medo das
críticas que sugiram no inicio da nova experiência. Um exemplo o qual podemos
mencionar e tomar como referencia ao longo desse trabalho é o projeto
"Aprender com liberdade na Amorim Lima" instituição localizada no
estado de São Paulo.
Assim ao longo desse devido ensaio
será demonstrado que a inovação é possível e que prática e currículo devem
caminhar lado a lado para formação de uma sociedade mais justa e igualitária
onde os direitos e deveres dos cidadãos sejam respeitados conforme menciona a
constituição brasileira.
A primeira parte tratara da nova
visão de educação onde a escola Amorim Lima será o exemplo abordado, onde a
mesma demonstra que aplicação de um nova currículo e uma prática onde o aluno
tenha liberdade de expressão e possa relacionar sua vida cotidiana aos temas
propostos no currículo facilita o processo de aprendizagem e tira a monotonia
existente nos modelos arcaicos de educação.
Em segundo momentos abordaremos os
desafios a serem enfrentados para concretização do novo modelo educacional,
onde a cultura do comodismo tem dificultado a implantação de uma escola
inovadora.
Por fim, uma explanação que sonho é
o passo inicial para o fortalecimento desse novo projeto de mudanças para
construção da sociedade que desejamos, ou seja, aquela que busca a igualdade
entre todos.
02 - Didática e o currículo
inovador do projeto "aprender com liberdade na Amorim Lima".
O
currículo onde a interdisciplinaridade seja abordado de forma explicita
facilitará o processo de aprendizagem do aluno. Segundo o minidicionário
Houaiss: "currículo: programação de
um curso ou de matéria a ser examinada”. Assim, o novo currículo deve
programar a inclusão tecnológica, já que o mundo globalizado é decorrente dessas
TICs.
No entanto, outra concepção de bem
mais ampla segundo Moreira, 2009 pág 6:
...
uma proposta ou plano capaz de definir o que fazer nas escolas, o conjunto de
objetivos educacionais a serem alcançados e, ainda, o próprio processo de
avaliação (já que os exames nacionais têm tendido a fornecer significativos
subsídios para o processo de elaboração do currículo).
Conforme mencionado acima, os
currículos tem sido desenvolvidos buscando atender o que o próprio sistema
procura abordar, ou seja, as avaliação, principalmente externas. Porém, ao
passo que esses são produzidos com essa finalidade muitas vezes deixa de
relacionar a realidade local do aluno, ponto negativo já que ao vir a escola
ele traz consigo o experiência do espaço
vivido. "..., os alunos de hoje
pesam e processam as informações bem diferentes das gerações anteriores. Estas
diferenças vão mas longe e mais intensamente do que muitos educadores suspeitam
ou percebem." (PRESNKY, pág.01. 2001)
O caso da Escola de Ensino
Fundamental Desembargador Amorim Lima, uma instituição pública localizada no
estado de São Paulo. Essa tem dentro de seu projeto pedagógico buscar a
valorização da autonomia do aluno, além da gestão democrática. Ao se sentir
peça desse grande relógio cada aluno pode oferecer sua parcela de contribuição
para o funcionamento, e ao ver os resultados surtirem efeito tornam-se mais
estimulados a permanecerem naquele ambiente de aprendizagem.
"gestão
participativa, com processo decisório que incluem estudantes, educadores e
funcionários; e organização pedagógica como centro de estudos, em que os
estudantes definem suas trajetórias de aprendizado, sem currículos com compulsórios"
SINGER
A
escola em eu currículo deve abrir suas pontas a comunidade, pois é ela que
conhece a realidade de seus membros, esse comunidade escolar saber a
necessidade e os problemas, assim o trabalho em conjuntos facilitará o desafio
de enfrentar um modelo com características ainda em muitos casos arcaicos.
2.1 Os desafios na construção do
currículo.
São vários os desafios presentes em
nossa sociedade para a construção de um currículo que velha atender as
necessidades de nossos educandos, podemos citar: a ausência da família na
escola, falta de comprometimento de alguns profissionais, o interesse da
máquina pública em uma educação de quantidade e não de qualidade, a questão
social das família, etc.
O processo de formação do território
brasileiro muito contribuiu para formação do currículo, seja pela catequização
realizada pelos jesuítas ou pela educação tendo vista ser privilégio da elite e
para atender seus interesses. Assim, a forma de produção do conhecimento
"sempre" buscou mostrar de forma desconectada a relação entre as
disciplinas para dificultar o senso critico da sociedade, pois cada uma tinha
por finalidade atender os senhores que detinham o capital.
O
ensino não é pratica orientada pela didática, o que lhe daria um caráter prescritivo,
no entanto, a Didática participa da trama das ações políticas, administrativas,
econômicas e culturais contextualizadas, que incidem na práxis do ensino.
CONTRERAS, 1990, Pág 17 apud PIMENTA, FUSARI, ALMEIDA e FRANCO,
No entanto, a escola é a principal responsável,
pois ao passo que ela tem o papel de socializar seu público cabe a essa
instituição atrair a família e, consequentemente, lutar pela busca da
concretização de um currículo que realmente atenda as necessidades da
comunidade escolar.
"...
os professores comprometidos com a educação de seus alunos não podem deixar de
se interrogar sobre a importância e relevância daquilo que estão
ensinando." SANTOS, pág, 11. O professor tem um papel fundamental,
pois é ele o responsável de transmitir as informações aos alunos, para que, os
mesmo possam transformar essas informações em conhecimento. Assim, na
elaboração do currículo de sua disciplina ela sempre deve esta presente, já que
ele conhece a realidade de seu aluno e procurar fazer uma interdisciplinaridade
para facilitar a aprendizagem de seu público.
2.2 - O sonho como passo inicial
para o fortalecimento desse novo projeto.
Para concretização de qualquer
projeto primeiramente temos que possuir um sonho, esse que se planejado ira
passar a contribuir para a aprendizagem
de muitos que necessitam. A Escola Amorim Lima é um exemplo claro como varias
outras, embora nem todos sintam a firmeza necessária para o fortalecimentos do
projeto inovador aqueles que acreditam já ofereceram um grande salto para o
futuro.
...
as escolas públicas podem exercer a autonomia que está prevista na lei e
repensar seus formatos, mas precisam aceitar que a mudança implica novos
desafios e traz novas perguntas. E, claro, novos processos esticam os
horizontes das pessoas e, como geram impactos diferentes em cada um, demandam
tempo para sejam digeridos e aprendidos.YANEZ, Pág 50
A busca pelo novo, o envolvimento
das comunidade escolar, a gestão escolar democrática, formação de currículo
adaptado a realidade do aluno e uma didática onde educandos tenham liberdade de
expressão pode sem dúvida contribui para transformar o que muitos tem como
utopia e algo real. Cada um deve ser um sonhador e colocar em prática seu
projeto de vida, assim o elo poderá forma uma sociedade onde os cidadão possam
realmente exercer sua cidadania.
03 - Conclusão
Podemos concluir ao longo deste
trabalho que ainda existe uma certa resistência por parte da sociedade com
relação a produção de um novo currículo onde novos métodos sejam implantados.
Porém, fica claro nas diversas experiências que
é possível um novo modelo onde nosso público algo tenha mais liberdade
de participar no processo de construção de uma gestão democrática.
Enfim, jamais temos que dobrar os
braços para as dificuldades existentes desde o inicio de transformação e
implantação dos sistema educacional brasileiro onde predomina o
tradicionalismo. A mudança é possível desde que toda comunidade escolar de
envolva na construção de um novo currículo e implantação de uma nova didática
voltada, principalmente para atender as necessidades sociais existentes no
território brasileiro.
04 - Referencias Bibliográficas
Minidicionário
Houaiss da língua portuguesa/ organizado pelo Instituto Antônio Houaiss de
Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda - 2ed.rev. e aum -
Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
GRAVATÁ, André.
PIZA, Camila. MAYUMI, Carla. SHIMAHARA, Eduardo. Volta ao mundo em 13 escolas. São Paulo: Fundação Telefônica.
2013.
Ministério da
Educação. Secretaria de Educação a Distância. Currículo: conhecimento e cultura. Ano XIX - Nº 1 - Abril/ 2009
A construção da didática no gt Didática - análise de
seus referenciais.
Revista Brasileira de Educação. Vol.18, Nº52. Rio de Janeiro/ Mar. 2013
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