terça-feira, 29 de maio de 2018

Como a sociedade alterou o ambiente ao longo de nossa história.

Autor: Edevaldo Braz Nunes

            Ao longo do processo de ocupação do espaço geográfico várias modificações foram realizadas para atender a necessidade das diversas civilização. Como consequência vários danos estão sendo realizados ao meio ambiente, proporcionando modificações perversas aos recursos naturais tanto renováveis como não renováveis, com isso a própria sociedade vem sendo vítima das modificações que ela mesmo tem realizado.

            Nas populações primitivas, podemos mencionar os nômades, com esses já ocorria a exploração do meio, porém em decorrência de vários fatores o processo de recuperação da natureza tornava-se mais rápido, possibilitando que os recursos naturais não sofresse tanto com a ação antrópica, já que esses migravam constantemente possibilitando a recuperação dos recursos, podemos dizer que o homem vivia de forma harmônica com a natureza. As técnicas rudimentares não possuíam o poder de destruição, assim como os recursos tecnológicos presentes no mundo contemporâneo.
            Os sistemas existentes em cada período da história também foram responsáveis pela forma como a natureza é explorada, se usarmos o exemplo das tribos indígenas antes da chegada dos colonizadores, eles retiravam do meio ambiente apenas o necessário para sua sobrevivência, não sentiam a necessidade de acumular alimentos e muitos menos bem materiais, pois podiam retirar das florestas conforme precisavam, já que possuíam em abundância, até pelo respeito que tinham por ela.   
            No entanto, com o passa do tempo novas relações e novas técnicas foram sendo desenvolvidas e com isso a vida em parceria natureza/homem passa a ser modificada. O surgimento do sistema capitalista faz da natureza uma mercadoria e a preocupação na preservação desses elementos ficam para segundo plano

        Com as grandes navegações no século XV, as novas descobertas e exploração de novos territórios, possibilitou a acumulação de capital e consequentemente o desenvolvimento de novas técnicas, pois cada uma das grandes potências econômicas daquele período desejavam cada vez mais controlar o mercado mundial. Com isso, no século XVIII surgi a revolução industrial, a parte desse momento as fábricas necessitavam ainda mais de recursos naturais (matéria-prima) para produção de um produto final. Esse fato fez explodir os impactos ambientais.

A poluição industrial ocorre em todos os meios da biosfera, na água doce, nos oceanos, na atmosfera e no solo. Conseqüentemente as comunidades biológicas dos ecossistemas estão em contato com substâncias e materiais não naturais, a maioria dos quais causando algum tipo de dano ecológico. A poluição industrial afeta diretamente o homem, uma vez que estamos sujeitos a ingerir água e alimentos contaminados e respirar o ar poluído. (GALVÃO, 2008)

            A destruição das florestas para abastecer as industrias, a exploração do carvão, ferro e demais recursos naturais vão degradando o meio. O lançamento de CO2 decorrente da queima dos combustíveis e das florestas eleva a poluição do ar. Os metais pesados lançados através dos dejetos das indústrias e da exploração mineral tem contaminado os recursos hídricos causando a morte de animais aquáticos e proporcionando doenças na população urbana e rural.
             Não podemos esquecer que o aparecimento da industria proporcionou o surgimento dos grandes centros urbanos aumentando ainda mais a dependência do homem em relação ao meio e elevando problemas como a poluição sonora, visual, a escassez de água, falta de saneamento básico, ocupação de áreas inadequadas para a urbanização, etc.
            Com a necessidade de produção em quantidade de alimentos o homem começou a utilizar os inseticidas e pesticidas, fatos que tem possibilitado a mutação de insetos, contaminação de mananciais (rios, lagos, lençóis subterrâneos, etc.) e elevado os índices problemas de saúde da sociedade.
            O aquecimento global tem modificado as características naturais de diversas regiões, fenômenos como secas, tempestades e enchentes começam a virá realidade e rotina em algumas lugares modificando o cotidiano da população desse espaços.

            Assim a disseminação de políticas de preservação dos recursos naturais devem serem ampliadas, para que as futuras gerações possam usufruir desses recursos, a sociedade de consumo deve rever seus princípios e pensa num ambiente mais saudável.
Queridos visitantes este artigo constitui abordagem geográfica.

Nenhum comentário:

Adoos