terça-feira, 29 de maio de 2018

A importância da Ecologia e da Bioética para as futuras gerações

Autor: Edevaldo Braz Nunes

            O processo de produção do espaço geográfico tem nos levado a imagina um modelo de vida onde a natureza seja vista não apenas como uma fonte de renda, mais acima de tudo uma fonte de vida para a presente e futuras gerações. Buscar ajuda na ecologia pode ser um dos caminhos para podermos encontrar soluções saudáveis e  realizar uma analise da bioética possibilitará uma auto avaliação da práticas desenvolvidas ao meio a que nos rodeia.
            Ao longo das transformações que a ação antrópica vem realizando no meio várias paisagens tem desaparecido, essas por sua vez, habitat de diversas espécies nativas  muitas delas que ao longo do tempo contribuíram para manter a natureza em perfeita harmonia. Não restando opções parte dessa fauna é obrigada a realizar um processo de migração procurando adapta-se a novos ambientes, porém em muitos casos esses animais não resistem as condições desses novos espaços acarretando infelizmente sua morte e inicio de um processo de extinção de varias espécies. Compreender os componente que constituem a fauna e a flora de uma determinada região contribuem para uma melhor organização de políticas ambientais, essas por sua vez que tenham a finalidade de manter a preservação, principalmente das espécies endêmicas desses ambientes naturais.
            Assim podemos ter a ecologia como uma ferramenta essencial para a conservação do meio natural, pois a mesma tem a capacidade de estudar a relação existente entre os seres vivos (bióticos) e os seres que não possuem vida (abióticos), com isso compreender a morada, o costume e as relações entre esses elementos facilitará que o homem posso promover políticas de conscientização que venha atender a sociedade presente, porém também visando as futuras gerações. Identificar as transformações desses espaços e realizar uma comparação dos mesmos ao longo do processo histórico enriquecerá os embasamentos teóricos, para que, a sociedade possa ver em dados concretos o quanto temos destruído a nossa própria morada e  nossa vida Cassini, (2005, p.05) "...ecologia estuda as relações existentes entre os indivíduos e entre as diferentes comunidades da espécie humana, bem como as suas interações com o ambiente em que vivem, a nível fisiográfico, ecológico e social."    
            As tribos indignas antes do processo de colonização conseguiam retira da natureza tudo que necessitavam e ainda tinham a capacidade de manter uma relação praticamente harmônica sem causa tantos danos aos ecossistemas. No entanto, hoje podemos observar que essas relações tem sofrido um enorme avanço de destruição e muitos povos indígenas não conseguem mais retira da natureza tudo aquilo que necessita, praticamente tornando-se dependentes de alguns produtos industrializados. É por meio da ecologia que podemos evidencia essas transformação ocorridas nos ecossistemas onde essas tribos estão localizadas, compreender a relação desses ambiente facilitará melhores investimentos em políticas públicas que venham atende esses povos que não podem desfrutar de todos aqueles recursos naturais que seus antepassados desfrutavam.   
            O ser humano tem procurado explorar o máximo os recursos e até mesmo a vida das pessoas, não bastante a natureza o próprio homem tem se transformado em mercadoria, porém esse processo de exploração visa atender apenas uma pequena classe social, maioria da população ainda vive em condições precárias, concentrando-se, principalmente, nas áreas periféricas dos grandes centros urbanos. Com isso, a existência da Bioética tem papel fundamental, por meio da mesma pode-se ocorrer uma investigação dessas práticas desenvolvidas em laboratórios, verificando até onde elas estão ultrapassando os limites e até mesmo sua finalidade, se tem como objetivo atender a sociedade de forma geral ou apenas uma pequena elite que detém maior parte do capital do planeta.
            Através da Bioética a sociedade pode estudar normas que venham atender as necessidades da vida humana, ter consciência do que tem ocorrido não é tentar barrar o desenvolvimento da ciência, mais apenas possibilitar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária onde todos tenham o direito de usufruir de uma vida que venha atender no mínimo suas necessidades básicas presentes na constituição.
A bioética é portanto um instrumento importante para a socialização do debate sobre as tecnociências, muito embora não seja fácil para quem não é especialista compreender o que se passa na área de ciências biológicas como também as rápidas repercussões das pesquisas básicas na frente industrial e financeira que têm ou terão repercussões na sociedade.  SILVA, [20??] p. 5


            Por fim, podemos concluir que a Ecologia e a Bioética aplicada as atividades desenvolvida ao meio que nos envolve contribuirá no desenvolvimento de ações que possam atender a sociedade e a natureza sem priorizar ou selecionar uma pequena parcela da mesma. Além de permitir que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais e de uma sociedade onde os princípios éticos venham favorecer na construção de um espaço mesmo conflituoso.    
Queridos visitantes este artigo constitui abordagem geográfica.

Nenhum comentário:

Adoos