sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AVALIAÇÃO 3 ANO DO ENSINO MÉDIO.

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
ESCOLA JOAQUIM EUGÊNIO SILVA
ALUNO(A):______________________________________________Nº___3º A
Questão Bônus.
(Ufrs) Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações.
I - A partir de 1930, começa um importante projeto de criação de infra-estrutura para o desenvolvimento do parque industrial.
II - A partir da Segunda Guerra Mundial, acentua-se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste.
III - A partir de 1964, amplia-se o parque industrial para atender a demanda da modernização da agricultura.
Quais estão corretas?
a) Apenas I. c) Apenas III. e) Apenas II e III.
b) Apenas II. d) Apenas I e III.

1. (Ufpel) O nível de industrialização de um país ou região pode ser medido por vários fatores: o consumo de energia por habitante, a porcentagem da população economicamente ativa (PEA) que constitui mão-de-obra industrial, a participação da indústria nacional na produção mundial e o nível tecnológico exigido para a fabricação dos produtos no país.
Atualmente as principais regiões industriais do mundo são constituídas por transnacionais que detêm a maior parte da tecnologia mundial.

Assinale a alternativa cuja afirmativa seja INCORRETA.
a) Na visita do presidente dos EUA, George W. Bush, ao Brasil, em março de 2007, esteve na agenda de discussão o etanol, bem como a apresentação de uma proposta de criação de um mercado internacional regular desse biocombustível.
b) O amplo consumo de combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo, caminha para um impasse tanto ambiental, devido à colaboração para o aquecimento global do planeta, quanto econômico, pois a situação aponta para um esgotamento dessas reservas.
c) Os presidentes do Brasil e dos EUA também decidiram que incentivarão a produção de etanol em países da América Central e do Caribe para responder à crescente demanda mundial dessa fonte de energia alternativa ao petróleo.
d) A rodada de Doha das negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) visa a diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento.
e) O Brasil não tem se preocupado em investir na criação de combustíveis produzidos a partir de materiais orgânicos, como soja, mamona, girassol, rícino, algodão e até gordura animal, excetuando-se a cana-de-açúcar.

2. (Ufc) A interiorização da indústria no Nordeste brasileiro tem contribuído para eliminar gradativamente a separação entre cidade e campo, propiciando a unificação destes espaços. Assinale a alternativa que indica de modo correto um fator associado à industrialização do campo que contribui para esta unificação.
a) Presença do trabalhador assalariado do campo - bóia-fria - na periferia da cidade.
b) Melhoria significativa dos salários dos trabalhadores do campo e da cidade.
c) Fim das práticas agrícolas em áreas próximas a grandes centros urbanos.
d) Aumento das associações conjuntas de trabalhadores urbanos e rurais.
e) Expansão de indústrias de sede local nas áreas rurais.

3. (Uece) No que se refere à industrialização brasileira, assinale o INCORRETO.
a) Após a Segunda Guerra Mundial, a queda na capacidade de importação, em virtude da dificuldade cambial e das crises no comércio internacional, leva a industrialização brasileira a inaugurar o processo de substituição de importações.
b) Além da crise econômica mundial, um dos fatores que contribuíram para o impulso da atividade industrial foi a subordinação ao capital açucareiro paulista que, no início do século XX, dominava a pauta das exportações.
c) A crescente diferenciação intra-regional, sobretudo entre o Nordeste e as demais regiões brasileiras, ensejou um projeto de industrialização de base autônoma proposto pelo GTDN/SUDENE.
d) O capital industrial, originado ainda no final do século XIX, foi uma conseqüência da acumulação do capital no setor cafeeiro.

4. NÃO se relaciona ao processo de industrialização no Brasil
a) os grandes investimentos estatais em infra-estrutura no período conhecido como "milagre econômico".
b) a oferta de elevadas margens de lucro no mercado interno para os capitais estrangeiros, após a década de 1960.
c) a excelente condição do baixo custo da mão-de-obra para instalação de novas empresas transnacionais no país.
d) o aumento da participação do Estado no setor produtivo, através do controle da economia nacional nos anos de1990.

5. A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da:
a) ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus.
b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna todo o território nacional atraente para novos investimentos industriais.
c) presença de sindicatos fortes nos Estados das regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões.
d) isenção fiscal oferecida por vários Estados, associada à baixa remuneração da mão-de-obra local.
e) globalização da economia, que, por meio das privatizações, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território.

6- (Puccamp) A queima do petróleo acarreta danos ambientais diretos, dentre os quais

a) a erosão dos solos e a chuva ácida.
b) a chuva ácida e o efeito estufa.
c) o empobrecimento do solo e as inversões térmicas.
d) a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.
e) as inversões térmicas e a destruição da camada de ozônio

7-(NEMAT/MT) Sobre a expansão da Revolução Industrial pelo Mundo, é
correto afirmar que:
a - a Alemanha foi o berço da industrialização.
b - a Revolução Industrial não tem pátria, ela ocorre simultaneamente em vários países da Europa, pois, falar do pioneirismo da Inglaterra é apenas uma afirmação equivocada.
c - na Inglaterra a revolução foi um longo processo de gestação.
d - a Revolução Industrial ocorre primeiro no continente europeu e só depois atinge a
Inglaterra.
8- (UERGS) A Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, provocou uma série de transformações socioeconômicas no continente europeu, tais como:
a) retração do mercado – produção em larga escala.
b) transferência do centro econômico das áreas rurais para os centros urbanos –
consolidação do capitalismo como sistema dominante.
c) aumento da intervenção do Estado nas atividades econômicas – afirmação da
propriedade privada dos meios de produção.
d) relações de produção assalariada – fortalecimento das monarquias absolutistas.
e) padronização da produção – liberação de contingentes de mão-de-obra das zonas
urbanas para as rurais

9- (PUC-SP) A grande recuperação econômico-social que marca sua história recente, fundamentada em um “milagre” modernizador que, entre outros condicionantes se apoiou em formidáveis injeções de capitais externos e na exploração interna de sua abundante mão-de-obra barata, transformou o país em moderna superpotência do mundo do mundo capitalista. Hoje, juntamente com seu grande rival, trava uma agressiva concorrência ligada à conquista e manutenção mercado em nível mundial, da qual, porém, não escapam seus importantes mercados externos. Esses dois países, que estão responsáveis por cerca de um terço do produto mundial e que estão envolvidos nesse formidável conflito de interesses, são:
a) Estados Unidos e França.
b) Japão e União Soviética.
c) Japão e Estados Unidos.
d) Alemanha Ocidental e França.
e) Alemanha Ocidental e União Soviética.

10-A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmativas abaixo.
I- Aconteceu uma intenção processo de urbanização, e as cidades passara a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II- Com a ampliação da visão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III- Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicação na organização política e territorial da Europa.Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I é verdadeira. b) Apenas III é verdadeira. c) Apenas I e II são verdadeiras. d) Apenas II e III são verdadeiras. e) I, II, III são verdadeiras.

“ Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” Augusto Cury

Queridos visitantes este artigo constitui abordagem geográ

OK amigo, muito obrigado pela visita e desculpe a demora em posta o gabarito, infelizmente estava com alguns dias que não acessava o e-mail.

BÔNUS- [D) 1- [E] 2- [A] 3- [B]
4- [D] 5- [D] 6- [B] 7- [C] 8- [E]
9- [C] 10- [C]
Adoos