quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Alguns conceitos geográficos.

O que é geografia?

Geografia tradicional:
“Ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície da terra, as causas desta distribuição e as relações locais destes fenômenos”.

Geografia critica:
“Ciência que estuda a produção do espaço, a organização e dinâmica do espaço geográfico, produzido pela sociedade, ao longo do processo histórico”.

Geografia humanista:
“Ciência geográfica definida pelo viés do espaço vivido não tenta criar leis, nem observar regularidades generalizadoras” Gomes (1996).

Pensamento geográfico?

“Consiste num conjunto de discursos a respeito do espaço que substantivam as concepções que uma dada sociedade, num momento determinado, possui a cerca do seu meio e das relações com ele estabelecidas”.

Determinismo?

“Consiste em uma proposta de entendimento das relações entre homem e natureza, estabelecendo que a natureza determine os processos sociais”.

Possibilismo?

“consiste em uma proposta, que afirmava que entre Homem e natureza existem influências recíprocas”.

Globalização?

“Constitui o estágio supremo da internacionalização, a amplificação em “sistema mundo” de todos os lugares e de todos os indivíduos, embora em graus diversos”. (Milton Santos).

“A globalização denota a escala crescente, a magnitude progressiva, a aceleração e o aprofundamento do impacto dos fluxos e padrões inter-regionais de interação social. Refere-se a uma mudança ou transformação na escala e organização social que liga comunidades distantes e amplia o alcance das relações de poder nas grandes regiões e continentes do mundo.” (David Held e Anthony McGrew)

Internacionalização?

“corresponde simplesmente ao aumento de extensão geográfica das atividades econômicas através de fronteiras nacionais ( isso não é um fenômeno novo)”.


Meio técnico-cientifico-informacional?

“é o meio geográfico do período atual, onde os objetos mais proeminentes são elaborados a partir dos mandamentos da ciência e se servem de uma técnica informacional da qual lhes vem o alto coeficiente de internacionalização com que servem ás diversas modalidades e ás diversas etapa da produção.” (Milton Santos).
Queridos visitantes este artigo constitui abordagem geográfica.

Paisagem:
Conjunto de elementos naturais e humanizados ou culturais (transformado pelo homem) que está ao alcance da nossa visão, ou seja tudo que vemos é uma paisagem.

Paisagem natural:
É aquela que não sofreu ou a transformação humana é pequena.



Paisagem geográfica:
É aquela que foi transformada pela ação humana.
ex: uma cidade.



Queridos visitantes este artigo constitui abordagem geográfica.

Algumas especialidades da ciência Geográfica:

Geografia Física: focaliza-se no estudo das características naturais, como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração.

Geografia Econômica: estudo de todas as relações econômicas realizadas no mundo e seus fluxos.

Geografia Cultural: focaliza a atenção para a identidade cultural das pessoas e dos lugares.

Geografia Política: estudo das relações do poder político e seus resultados.

Geografia Médica: realiza mapeamento de focos de doenças e sua distribuição no espaço geográfico.

As primeiras descrições consideradas como geográficas foram oriundas de registros de viajantes e comerciantes.

Nenhum comentário:

Adoos